AICC
Sobre > AICC

AICC é uma associação patronal sem fins lucrativos das empresas que, no território nacional, exercem a sua actividade na indústria de torrefacção, moagem, empacotamento e comercialização de café ou são responsáveis pelo lançamento no mercado de café, misturas, sucedâneos e solúveis.

AICC foi criada em 1972, como Grémio Nacional de Torrefactores por um grupo de industriais de torrefacção, tendo iniciado a sua actividade em 2 de Abril de 1973. Em 1974 e com a revolução de Abril, são extintos os grémios, sendo criada a Associação Nacional dos Torrefactores. Em 18 de Outubro de 2007, esta Associação adopta a sua actual designação – Associação Industrial e Comercial do Café (AICC).

O período 1975-1980 foi muito importante para a Associação e seus Associados. A partir de Novembro de 1975 e com a independência das nossas colónias, Portugal deixa de ser um produtor de café e passa a ser um importador; mas as importações são contingentados, por isso, as quantidades de café a importar eram limitadas e escassas para a procura.

É então que a Associação cria uma “Cooperativa de Importação de Café” para colmatar esta situação e assim abastecer de matéria-prima todos os seus associados, inclusive aqueles que pela sua reduzida dimensão nunca teriam acesso à mais pequena tranche.

Foi devido ao esforço desta Associação, nas pessoas dos seus mais empenhados colaboradores, que se foram desenvolvendo, melhorando e inovando este sector, tão relevante para a economia nacional.

É de assinalar que ainda hoje permanecem na Associação pessoas e seus descendentes que em 1971, iniciaram esta instituição.

AICC consciente das características únicas e diferenciadoras do café português, obtidas através de um processo de torra e combinação de diferentes tipos e origens de café, cria em Fevereiro de 2016 o selo “Portuguese Coffee – a blend of stories”. Este selo permite ao consumidor identificar o tradicional café expresso português, um produto gastronómico e cultural nacional.

APOIOS
ORGANIZAÇÃO